Qual melhor SUV para Estrada de Terra ou Trilha – Iremos fazer um comparativo das melhores SUVs para Estrada de Terra e Trilha com tração 4×4.
Ola leitores do Carro e Carros,
Você gosta de aventura e quer uma SUV para off-road estou certo?
Nessa matéria você vai saber Qual melhor SUV para Estrada de Terra e Trilha. Combinado?
Se tiver alguma dúvida no final do post deixe um comentário e teremos o prazer em responder.
Qual melhor SUV para Estrada de Terra ou Trilha?
Para quem gosta de aventuras e não quer pegar uma caminhonete a melhor opção é uma SUV.
Porém antes de escolher a sua muitas características devem ser analisadas para que você não se arrependa depois, ainda mais que geralmente você vai pagar mais de 50 mil nesse veículo.
1) Altura do Solo – Quanto mais alto menos você vai bater o assoalho do seu carro evitando enrosco, amassados, trincas e até mesmo perfurações.
Porém, quanto mais alto menos estabilidade você terá nas curvas, pois mais fácil de capotar.
2) Ângulos de entrada e saída – Isso ajuda você não bater a frente ou traseira do carro, isso acontece muito em declives.
3) Controle de estabilidade e tração
4) Tração – Indicamos a 4×4 se sua aventura for muito radical.
Nesse vídeo você pode conferir como trabalha uma tração 4×4.
Agora vamos entender o que é tração reduzida e 4×4, e suas diferentes utilizações.
“A reduzida serve principalmente para não se forçar a embreagem, deixando o motor com muito mais força em baixo giro (utilizado em terreiros muito irregulares como atoleiro, terrenos mais alto ou areia).
Já a 4×4 será utilizada nas estradas de barro ou cascalho.”
Além disso, em alguns carros você têm que acionar a tração 4×4 manualmente.
Já a 4×4 permanente é acionada sozinho, o próprio carro identifica a hora que a mesma deve ser acionada (para arrancadas rápidas e mais estabilidade).
O terceiro modo de tração é on demand, que só é acionada quando uma das 4 rodas desliza.
Dicas para Estrada de Terra ou Trilha (off-road)
Em uma subida íngreme pode acontecer do carro perder torque ou aderência, e muitas vezes o mesmo acaba voltando para trás. Estou certo?
Se você quer fazer trilha é muito importante estar com pneus novos e existem os direcionados para o barro, com maior aderência.
Quando você está fazendo trilha, não abuse da velocidade ou manobras burcas, pois como você têm pouco atrito facilmente você pode bater em barrancos.
Melhores SUVs p/ Estrada de Terra ou Trilha
Confira abaixo alguns SUVs:
Duster
Um ótimo custo benefício na faixa dos 60.000,00 é a Duster, têm estrilo laterais que protegem a lataria contra pedras, bons ângulos de entrada e saída e desempenho de motor razoável.
CR-V
Você poderá encontrar a sua a partir de R$ 114.900,00 com 4×4.
A suspensão da CR-V é um pouco mais dura, com isso nos terrenos irregulares você balança um pouco mais que a RAV-4, que falaremos a seguir.
RAV4
Você poderá encontrar a sua a partir de R$ 126.900,00 também com 4×4.
A RAV-4 têm uma altura maior do solo, levando uma leve vantagem da SUV da Honda.
Nesse modelos as duas têm direção elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro e airbags frontais e laterais.
Outro fator que faz total diferença e mostra porque a RAV-4 é um pouco mais cara é a potência do motor.
CR-V: O motor é 2.0 145 cavalos de potência
RAV-4: O motor é 2.5 16V 179 cavalos de potência, ambos a gasolina.
Como você não irá usar seu utilitário esportivo só na terra, vale a pena ressaltar que o RAV 4 têm um acabamento interno melhor.
Já o CR-V é o SUV com maior quantidade de itens de série da categoria.
Qual melhor SUV para Estrada de Terra ou Trilha – Custo benefício
Se você têm uma SUV e a utiliza para Estrada de Terra ou Trilha, fale como é seu desempenho.
Compartilhe conosco a sua experiência, ela da conta do recado? Fale seus prós e contras. Combinado?
Confira também o vídeo, qual SUV têm o maior Porta malas?
Espero que tenham gostado do post e até a próxima.
Abraços
Porque o SUBARU Forester XT/S S Edilson 2.5 turbo não entrou na avaliação?. Li sobre ele em vários sites da www Nacional Inglesa (Top Gear, What Car?, ), americanas (JD Power), Portuguesa, Alema,… so elogios. E economicas com motor 2.5 Turbo faz 7/12,5 e tem 4×4 permanente.
Assim como o Délcio Barroso Costa também estou interessado num Renegade diesel, entretanto, depois de verificar tanta reclamação na Web acerca do modelo da Jeep estou quase desistindo. Acho o carro muito interessante, mas, sei lá, estou pesquisando outros modelos como o HRV, o Nissan Kiks , etc —- o que me informam a respeito?????????
Boa noite
Me surpreende o Grand Vitara 4×4 (MT ou AT) não estar no comparativo, mesmo com o argumento do Eric. Não se pode negar que é um verdadeiro SUV e, forte concorrente, disputa o topo entre os outros. Tenho um modelo MT2016 e nem em sonhos imaginava do que ele é capaz. Ele me surpreende mais a cada dia, a cada viagem, seja no asfalto, calçamento, estrada de terra e até em certas trilhas. Confortável, estável, espaçoso e econômico (média 10 Km/l), além de baixa manutenção. Abç.
Bom dia!
Estou negociando um jipe Renegade 4×4 16/17 0 km, gostaria de saber os prós e os contrastes. Obrigado!
Olam ja provarom a subaru forester xt turbo…? podem levar sorpresa, desempenho, agilidade, relacao custo beneficio muito boa, experimenta…eu ja tive ford, chevrolet, nissan, susuki e na verdade fiquei muito sorprendido…mais cada um com seu gosto….experimenta. Obrigado
Eduardo,
A Grand Vitara não entrou nesse comparativo por ser um SUV SUPERIOR no OFF ROAD, porque a Grand Viatar tem REDUZIDA e esses SUVs comparados, a CRV e a RAV4 não possuem esse tipo de tração são carros mais simples se tratando de OFF ROAD.
porque a grand vitara nao entrou na relaçao?